Projeto Acadêmico do Departamento de Microbiologia

PROJETO ACADÊMICO DO

DEPARTAMENTO de MICROBIOLOGIA ICB-USP 2019

Este projeto acadêmico foi elaborado por uma Comissão Coordenadora (CC), composta pelas Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Microbiologia (Marcia Pinto Alves Mayer e Marilis do Valle Marques), e pelos Coordenadores de Graduação (Maria Regina Lorenzetti Simionato), de Pós-Graduação (Beny Spira), de Pesquisa (Wellington Luiz de Araújo) e de Cultura e Extensão Universitária (Kelly Ishida). O manuscrito foi discutido por todos os docentes para sugestões em reuniões presenciais e por escrito, e aprovado pelo Conselho do Departamento de Microbiologia do ICB, em reunião extraordinária realizada em 13 de fevereiro de 2019.

 

1.         MISSÃO, VISÃO E VALORES

 

1.1.Missão:

O Depto. de Microbiologia do ICB USP tem como missão:

  • produzir conhecimento científico em Microbiologia relevante para a sociedade, com reconhecimento em âmbito nacional e internacional;
  • formar recursos humanos em nível de graduação na área de Microbiologia para as diferentes áreas de Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, e Ciências Ambientais capacitados para atuação profissional, baseados em princípios éticos, visão crítica e formação abrangente;
  • formar recursos humanos em nível de Pós Graduação, que possam atuar nas melhores instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, públicas ou privadas, do Brasil ou do exterior;
  • difundir os conhecimentos científicos para os diferentes setores da sociedade e colaborar no estabelecimento de políticas públicas que promovam a saúde da coletividade e o respeito ao meio ambiente.

 

  • Visão: Ser centro de excelência e referência nacional e internacional em ensino, pesquisa, cultura, extensão e inovação.

 

  • Valores: A atuação acadêmica junto ao Depto. de Microbiologia é valorizada seguindo preceitos de mérito científico, competência e dedicação às atividades docentes, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão. Todas as atividades devem ser pautadas por princípios éticos, transparência e responsabilidade social, ao indivíduo e ao meio ambiente.

A constante busca pela excelência em todas as atividades exercidas é o principal critério de avaliação da atividade do corpo docente e do quadro de funcionários no Depto. de Microbiologia, sempre com respeito à diversidade das aptidões e opções de cada membro. Embora indicadores quantitativos possam ser usados para a avaliação da atividade docente, consideramos que a análise deve ser centrada na qualidade das atividades realizadas.

A distribuição das atividades docentes deve respeitar critérios onde os docentes do Depto. de Microbiologia, todos em regime de RDIDP, deverão dedicar pelo menos 20% de sua carga horária em atividades de ensino, 10% em atividades de gestão e de cultura e extensão e 20% em atividades de Pesquisa. O restante da carga horária (50%) pode ser distribuído de acordo com a aptidão de cada docente, mencionado no seu projeto individual.

 

2.  PANORAMA ATUAL

O Depto. de Microbiologia tem atuação nas diferentes áreas da Microbiologia, incluindo microbiologia básica, médica e ambiental, e seu corpo docente apresenta sólida formação no Brasil e no exterior, com forte atuação em pesquisa e inovação. O Departamento sedia um curso de Pós-graduação em Microbiologia de excelência, com conceito 6 pela avaliação da CAPES, cuja maioria do corpo docente permanente é formada por docentes do Depto. de Microbiologia. Ministra disciplinas de graduação para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais da Saúde, sediados no ICB, e para outras 12 unidades da USP, atendendo mais de 2.000 alunos anualmente.

O corpo docente é formado por 31 docentes, em regime de RDIDP, sendo6 professores titulares, 9 associados e 16 doutores, além de 3 professores sênior com termo de adesão, um professor visitante e um docente da EACH com duplo vínculo. O apoio técnico é dado por 19 funcionários que atuam em laboratórios, sendo 5 especialistas em laboratório (nível superior), 8 técnicos de laboratório nível médio e 6 auxiliares de laboratório nível básico, sendo que 4 dos 19 funcionários têm carga horária reduzida (30 horas/semanais). Conta também com apoio administrativo de 4 funcionários, sendo duas secretárias, um técnico administrativo e um auxiliar administrativo. Atualmente alberga dois pesquisadores do Programa Jovens Pesquisadores da FAPESP, 30 Pós-doutores e 8 Pesquisadores Colaboradores, além de 94 alunos de Pós-graduação do Programa de Microbiologia, e outros do programa Interunidades de Biotecnologia ou oriundos de vários programas de Pós-Graduação da USP.

3. ENSINO

A proposta de ensino do Departamento de Microbiologia está direcionada a dois grandes públicos: alunos de graduação e de pós-graduação.  

3.1 Graduação

3.1.1 Panorama atual

No ensino de graduação, o Departamento de Microbiologia visa atender demandas de aprendizagem específicas de seus cursos (Ciências Fundamentais para a Saúde e Ciências Biomédicas) e dos cursos de outras 12 unidades da USP.

O Departamento de Microbiologia oferece 36 disciplinas para a graduação, sendo 25 para os cursos de outras unidades, e 11 para os cursos do ICB, com carga horária total (teórica e prática) de 2.355 horas (157 créditos-aula). A Tabela 1 apresenta os recursos humanos envolvidos e a contribuição do Departamento de Microbiologia na formação dos alunos de diferentes carreiras nas áreas de Saúde e afins no período de 10 anos. Praticamente sem alteração de infra-estrutura (espaços didáticos) e do número de seus docentes e com forte redução do número de funcionários (33%), especialmente técnicos de laboratório, o Departamento ampliou, neste período, o número de créditos (41%) e de matrículas oferecidas (36%). Devido aos problemas financeiros vividos atualmente pela Universidade, e frente à perspectiva de aposentadorias próximas, entendemos que não é momento de ampliar o número de disciplinas ou de vagas, mas é momento de procurarmos manter a elevada qualidade do ensino de Graduação, ampliar a produção de material didático acessível à comunidade acadêmica e, na dependência dos recursos da Instituição, ampliar, adequar e equipar os espaços didáticos para podermos utilizar as novas e desejadas ferramentas de ensino.

 

 

Tabela 1. Contribuição do Ensino de Graduação do Departamento de Microbiologia

Ano 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
No de disciplinas 22 22 24 31 31 33 37 37 37 36
No de créditos 116 116 124 156 150 154 178 168 164 164
No de matrículas 1.588 1.588 1.738 1.978 1.998 2.003 2.317 2.217 2.217 2.162
No de cursos atendidos 13 12 14 12 13 14 14 14 14 14
No de docentes 27 28 32 33 31 33 31 31 31 31
No de funcionários 33 31 35 35 35 35 24 24 22 22

3.1.2 Objetivos e metas de ensino de graduação

O Departamento tem como principal objetivo oferecer uma formação acadêmica sólida em Microbiologia e para tal, oferece disciplinas com conteúdo programático que atendem às suas diretrizes didático-pedagógicas, assim como àquelas definidas pelas unidades para as quais o Departamento atua no ensino de graduação. Deste modo, o Departamento de Microbiologia tem como metas para o próximo quinquênio: I) Estimular os docentes a atuarem em três vertentes:

  • Gestão Acadêmica: participação em coordenação e organização de disciplinas, participação nos colegiados de graduação, coordenação de convênios nacionais e internacionais e estágios relacionados ao aperfeiçoamento didático e aprendizagem;
  • Orientação Acadêmica: orientação de estágios laboratoriais como parte de disciplinas e TCCs para os alunos dos cursos de Ciências Fundamentais para a Saúde e Ciências Biomédicas, bem como estágios que complementem a formação de seus alunos provenientes de outras unidades da USP; orientação de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para apoio e formação de estudantes de graduação (PUB); orientação de estudantes do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação da USP (PEEG) e de monitores voluntários, supervisão de alunos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), pósdoutorandos em capacitação didática; realização de tutoria acadêmica para alunos do ICB-USP, além do acompanhamento de estágios acadêmicos realizados fora da USP;
  • Atividades Inovadoras em Ensino: participação e organização em cursos e workshops; atualização constante do conteúdo programático das disciplinas ministradas; uso e aperfeiçoamento de recursos digitais e produção de material didático; valorização, viabilização e expansão de iniciativas de aprendizado ativo; estimular a criação de atividades à distância em disciplinas semipresenciais, desde que sejam disponibilizados pela instituição infra-estrutura e recursos humanos; estimular participação mais ativa do Departamento na formação dos alunos provenientes de outras unidades da USP através de maior interação com as Comissões de Graduação ou com as Comissões Organizadoras dos Cursos, o que pode resultar na criação de novas disciplinas obrigatórias ou optativas e/ou reestruturação das já existentes em diferentes formatos: presenciais, semi-presenciais ou à distância.
    1. Contribuir ativamente para o aprimoramento dos mecanismos de avaliação das disciplinas de graduação.
  • Estabelecimento de novos espaços didáticos como salas de aula e laboratórios adequados às metodologias ativas de aprendizado, desde que sejam disponibilizados recursos e infra-estrutura pela Instituição.
  1. Manutenção do número e da qualidade das aulas práticas, desde sejam disponibilizados recursos humanos no que diz respeito ao pessoal técnico perdido pelo Departamento nos últimos anos, em especial para as disciplinas ministradas no período noturno e aos sábados.

3.1.3 Planejamento das atividades para o cumprimento das metas

O Departamento de Microbiologia entende que ministrar aulas em disciplinas de graduação obrigatórias e optativas consiste em uma de suas principais atividades, e, portanto, é atividade obrigatória e inalienável para todos os seus docentes, quaisquer que sejam seus cargos na instituição, níveis na carreira e/ou regimes de trabalho.

O Departamento, por meio da Coordenadoria de Graduação (CEG-BMM), deverá organizar, divulgar e incentivar a participação dos docentes em cursos, simpósios e atividades de aperfeiçoamento e capacitação didática, bem como realizar reuniões de ensino de graduação para troca de experiências entre estudantes e docentes do Departamento, aperfeiçoar disciplinas e os mecanismos de avaliação das mesmas e incentivar o oferecimento de disciplinas em inglês. Além disso, a maior interação com as outras Unidades da USP para as quais o Departamento contribui para a formação de seus alunos poderá resultar na criação de novas disciplinas obrigatórias ou optativas e/ou reestruturação das já existentes em diferentes formatos: presenciais, semipresenciais ou à distância.

O Departamento de Microbiologia também estará empenhado em buscar recursos financeiros junto à Universidade, para melhorar a infra-estrutura das salas de aula, através de projetos de ampliação e de adequação dos seus espaços didáticos.

3.1.4 Indicadores para a avaliação do cumprimento das metas

Para cumprir as metas, os indicadores serão priorizados por cada docente do Departamento em consonância com suas particularidades. O Departamento de

Microbiologia tem no momento 100% dos seus docentes no regime de 40h semanais em RDIDP. No entanto, em caso de contratação de docentes em qualquer outro tipo de regime de trabalho, o Departamento espera que os mesmos indicadores sejam cumpridos em relação às atividades de ensino na Graduação. Serão considerados os seguintes indicadores:

  • Carga horária: a carga horária anual de cada docente em atividades didáticas na Graduação não deve ser inferior a 80% da média do Departamento;
  • Coordenação de disciplina: os docentes deverão participar da coordenação e organização de pelo menos uma disciplina de Graduação a cada dois anos;
  • Orientação acadêmica: oferecimento de pelo menos uma vaga a cada dois anos por docente nas modalidades estágio laboratorial, TCC, PEEG ou PUB;
  • Supervisão/Orientação de atividade docente: supervisão de pelo menos um aluno/pesquisador no período de dois anos em Programas de Aperfeiçoamento didático (Programa de estímulo ao Ensino de Graduação (Monitoria), ou pósdoutorandos);
  • Aperfeiçoamento didático: o ICB espera aumento na frequência dos docentes em atividades de aperfeiçoamento didático incluindo atividades oferecidas pelo ICB, pela PRG, ou por outra instituição de ensino superior. Os docentes são estimulados a participar em pelo menos uma atividade (cursos ou workshops) de aperfeiçoamento didático ou de inovação em ensino a cada dois anos;
  • Oferta de disciplinas: será considerada a oferta de disciplinas de graduação integradas entre os Departamentos e Interunidades, ou optativas de acordo com a demanda dos cursos e interesse das Instituições;
  • Métodos de ensino inovadores: utilização de ferramentas digitais de aprendizagem ou métodos ativos de aprendizagem para as disciplinas ministradas no Departamento de Microbiologia; emprego de novas técnicas de ensino nos cursos de graduação, na dependência de oferecimento de infraestrutura física e de recursos humanos capacitados pela Universidade;
  • Criação e produção de material didático e disponibilização para a comunidade acadêmica, de acordo com a demanda e particularidades de cada docente.

3.2 Pós-Graduação

3.2.1. Panorama atual

 

Os docentes do Departamento de Microbiologia são, em sua maioria, orientadores plenos do curso de pós-graduação em Microbiologia. Alguns docentes participam também de outros programas de pós-graduação da USP. Atualmente, o Programa de pós-graduação em Microbiologia é constituído por 33 orientadores, dos quais 26 são docentes do Departamento de Microbiologia. O programa mantém expressiva produção científica, tendo recebido o conceito 6 da CAPES nas últimas avaliações.

O curso forma Mestres e Doutores em Ciências Biológicas (Microbiologia). Nos seus trinta e seis anos de existência (de 1982 a 2018) formou 426 Doutores e 497 Mestres. Vale a pena salientar que nossos pós-graduandos são provenientes de todas as regiões do Brasil e do exterior. Ao final de 2018, havia 95 alunos matriculados, sendo 60 de Doutorado e Doutorado Direto e 35 de Mestrado. Quase todos os estudantes recebem bolsas de estudo de fontes diversas. 63% das bolsas são institucionais (CAPES ou CNPq), e a FAPESP concedeu outros 31% do total de bolsas. Havia, ainda, uma aluna com bolsa do exterior (COLCIENCIAS, Colômbia).

Atualmente o Programa conta com 18 alunos estrangeiros (10 colombianos, 01 costarriquenho, 03 peruanos, 01 mexicano, 01 iraniano, 01 americano, 01 equatoriano). O programa realiza exames semestrais de ingresso na pós-graduação (mestrado e doutorado) no campus da capital, em outros estados e também em outros países.

O credenciamento de orientadores tem validade de 3 anos. Tanto para o primeiro credenciamento como para os recredenciamentos seguintes são solicitados pareceres circunstanciados nos quais são avaliados critérios como a frequência e nível de publicações, formação de mestres e doutores, obtenção de verbas de agencias financiadoras e oferecimento de disciplinas de pós-graduação.

Os orientadores do programa têm obrigação regimental de oferecer disciplinas de pós-graduação. No ano de 2018, foram oferecidas 22 disciplinas. Dessas, 03 foram ofertadas em inglês, sendo que 02 disciplinas foram ministradas em conjunto com professores estrangeiros.

Os orientadores do programa são incentivados a publicar os trabalhos desenvolvidos durante a pós-graduação de seus alunos.

 

3.2.2. Objetivos e metas da pós-graduação

 

A Pós-graduação em Microbiologia visa a formação de recursos humanos altamente qualificados, com aptidão e competência para transitar nas diferentes áreas da Microbiologia. As metas para o ensino de pós-graduação são:

Metas Individuais (atividades de ensino)

É esperado que todo docente seja responsável e ministre ao menos uma disciplina de pós-graduação pelo menos 2 vezes a cada 5 anos. Os orientadores são incentivados a oferecer disciplinas com colaboradores estrangeiros, com caráter multidisciplinar, que contemplem atividades práticas, e que contemplem métodos pedagógicos inovadores. Há interesse do Programa que sejam criadas disciplinas supra- departamentais e ministradas em inglês.

Metas coletivas (atividades de ensino)

O Depto de Microbiologia tem como meta participar da criação de curso de pósgraduação profissional. Além disso, visa ampliar o oferecimento de cursos de inverno/verão ao público externo ao programa.

Metas Individuais (atividades de orientação)

Cada docente deve ser credenciado em pelo menos um curso de pós-graduação da USP como orientador pleno, ou se estiver no início de carreira, como orientador específico. Desta forma, os docentes devem orientar alunos de mestrado e/ou doutorado de forma regular. Os orientadores são incentivados a solicitar bolsas de estudo não institucionais (FAPESP e outros) para os seus orientandos. Finalmente, espera-se que os trabalhos dos pós-graduandos sejam publicados em revistas indexadas (JCR).

Metas coletivas (atividades de orientação)

O Programa de pós-graduação em Microbiologia tem como meta manter ou, se possível, melhorar o excelente conceito CAPES do programa. Será dada ênfase a interregionalização, ou seja, incentivo à vinda de alunos de outros estados e regiões da federação, por meio de convênios ou de aplicação de provas de ingresso em outros estados. Outro objetivo é a internacionalização, pela qual incentivaremos o estágio dos orientandos em instituições de excelência no exterior e a vinda de alunos do exterior para o nosso programa, por meio de convênios ou de aplicação de provas de ingresso no exterior e ingresso pelo GRE. Finalmente, estimularemos a participação em programas de dupla titulação com programas de universidades estrangeiras.

 

 

3.2.3 Planejamento das atividades para o cumprimento das metas

 

O Programa de pós-graduação em Microbiologia estimula o credenciamento de todos os docentes do departamento, e ao mesmo tempo, busca constantemente o aprimoramento do nível CAPES de nosso programa. Dado que a formação de mestres e doutores é a nossa principal finalidade, o programa de pós-graduação seguirá divulgando e realizando exames de ingresso em qualquer cidade e país em que haja demanda, diversificando e ao mesmo tempo preservando a qualidade dos alunos ingressantes. Dada a escassez de bolsas institucionais (CAPES e CNPq), tornamos compulsória a solicitação de bolsas junto a FAPESP para todos os alunos ingressantes no programa. Essa medida permanecerá em vigor, enquanto a demanda de bolsas for maior que a oferta. O programa de Pós-Graduação seguirá incentivando os orientadores a publicar as pesquisas realizadas pelos seus alunos, dado que este é um dos itens mais importantes de avaliação dos programas pela CAPES. Uma medida já adotada neste sentido é a obrigação de submissão de ao menos um artigo científico pelo aluno de doutorado, quando do depósito da tese na secretaria de pós-graduação.

Além da admissão de alunos estrangeiros por meio de exames de ingresso no exterior, incentivaremos estágios de alunos de Doutorado em instituições de qualidade no exterior por meio dos programas de bolsa-sanduíche (Sprint, CAPES e BEPE FAPESP).

O oferecimento de disciplinas de pós-graduação seguirá sendo um dos itens principais de avaliação quando do credenciamento e recredenciamento dos orientadores do programa. Para avaliar a qualidade das disciplinas, aos ministrantes é solicitada a distribuição de formulários de avaliação para os alunos, que posteriormente são entregues à CCP e analisados em suas reuniões mensais.

 

3.2.4. Indicadores para a avaliação do cumprimento das metas

Quanto ao ensino de pós-graduação

  • oferecimento de disciplinas de pós- graduação;
  • aprimoramento didático com participações em cursos e workshops;
  • coordenação de disciplinas de pós-graduação, em português e/ou inglês;

Quanto às atividades de orientação

  • credenciamento em curso de pós-graduação;
  • orientação de alunos de Mestrado e Doutorado em cursos da USP, com ou sem bolsa ;
  • publicações com orientandos.

 

4.PESQUISA

4.1. Panorama atual

O Departamento

O Departamento de Microbiologia apresenta grande capacidade de atrair jovens pesquisadores participando ativamente da sua formação, visando sempre a qualidade destes profissionais. O Departamento ainda manteve nos últimos 5 anos (2014-2018), uma média anual de 40 alunos de Iniciação Científica (IC), oriundos de outras Unidades da USP e de outras Universidades, um indicador da importância da pesquisa desenvolvida e do seu papel na formação de estudantes. Os alunos de IC apresentam seus trabalhos no Simpósio de Iniciação Cientifica da USP (SIICUSP), na Reunião Anual de Pesquisa do Departamento e nos congressos nacionais de sociedades científicas importantes na área (Microbiologia, Genética, Bioquímica).

Publicações

 A evolução da produção científica do Departamento de Microbiologia também tem sido avaliada e mostra crescimento linear nos últimos 10 anos (não computados capítulos de livros). Este aumento tem se refletido em número de publicações, sendo que no ano de 2017 foram 153 (sendo 130 em revistas indexadas). Além disso, foi observado um aumento de 27,8% no número de citações em relação ao ano anterior, sugerindo um maior impacto dos trabalhos gerados por docentes do Departamento de Microbiologia. Isso pode ser confirmado pela análise do fator de impacto das publicações, o qual alcançou o valor médio de 3,7, representando um aumento de 19,08% neste valor

Internacionalização

            Como parte da busca por visibilidade e melhora da qualidade na pesquisa, o Departamento tem como meta aumentar a internacionalização, e tem procurado incentivar este aspecto tanto entre docentes como alunos. Os docentes do Departamento têm publicado ativamente artigos em colaboração com pesquisadores do Brasil e do exterior. Este número também tem crescido e chega a atingir quase 40% dos artigos publicados em parceria com grupos de pesquisa do exterior, incluindo América Latina, Estados Unidos, Europa, China e África.

Além disso, nos últimos 5 anos (2014-2018) foram estabelecidos 12 convênios com Instituições Internacionais da América Latina, Europa e África, os quais envolvem cooperação acadêmica e em pesquisa, mostrando que docentes do Departamento de Microbiologia apresentam de inserção internacional, colaborando no desenvolvimento de pesquisa de grande porte com grupos de outros países.

Inovação tecnológica

 A pesquisa do Departamento de Microbiologia da USP se destaca como pólo de geração de tecnologias inovadoras envolvendo diferentes aspectos microbiológicos. O Departamento de Microbiologia tem feito de forma regular e continuada depósitos de pedidos de patente junto ao INPI. Entre 2007 e 2016 foram realizados, em média, 2 depósitos de patentes por ano (19 pedidos no total) e obtidos no total concessões de patentes pelo INPI. Entretanto, no ano de 2017, foram realizados, por docentes do Departamento de Microbiologia, 4 depósitos de pedidos de patentes, mostrando um aumento significativo nestes pedidos. Este dado reflete esta visão aplicada e a capacidade cada vez maior de fazer a transferência de ciência básica para ciência aplicada

Adicionalmente, a capacidade dos pesquisadores em gerar inovações tecnológicas também pode ser observada pela atração de investimento privado. Em 2018, foram celebrados ou estão em tramitação pelo menos 3 convênios com instituições privadas,os quais permitem o desenvolvimento de pesquisa e/ou prestação de serviços, envolvendo processos de domínio de docentes do Departamento de Microbiologia. Estes convênios celebrados nos últimos anos permitem que recursos sejam obtidos para o desenvolvimento de projetos específicos, os quais devem gerar produtos e/ou processos que contribuem de forma significativa na transferência da ciência básica desenvolvida no Departamento para a Sociedade Civil, gerando não somente recursos para a pesquisa no Departamento de Microbiologia, mas também ganhos na área de saúde e ambiente para a comunidade em geral.

 

Reunião Científica e Anuário

 O Departamento de Microbiologia realiza a sua Reunião Científica por 17 anos consecutivos, onde pesquisadores de destaque na área de Microbiologia são convidados para apresentar seus trabalhos, assim como são selecionados trabalhos de alunos (graduação e pós-graduação), pós-doutorandos e funcionários,dentre aqueles que foram publicados no ano anterior, para receberem reconhecimento por seus trabalhos. O Departamento também prepara um anuário com todas as informações sobre os principais dados de Pesquisa com indicadores comparativos dos últimos 5 anos e realiza uma análise anual sobre o seu desempenho.  

 

4. 2. Objetivos e metas

O Departamento de Microbiologia tem como objetivo principal estimular os docentes para que possam realizar pesquisa de qualidade, impacto internacional e relevância à sociedade, priorizando as seguintes metas:

  • aumentar a qualidade e impacto das publicações: estimular a publicação de pesquisas de qualidade e de impacto social e aumentar a multidisciplinaridade. Oferecer estímulo para colaborações com docentes e pesquisadores sediados em outras instituições científicas Brasileiras e sediados em instituições científicas Internacionais;
  • aumentar a captação de recursos para a pesquisa: acreditamos que a melhora na qualidade das pesquisas naturalmente leva a maiores chances de captação de recursos. O estímulo nesse sentido será para que os docentes desenvolvam pesquisas multidisciplinares (projetos temáticos, CEPIDs e etc.);
  • aumentar o número de pós-doutores e Jovem Pesquisadores:ampliar a divulgação da pesquisa realizada no Departamento, contando com a estrutura oferecida pela instituição.Estimular a atração de pesquisadores com perfis diferenciados e complementares que possam trazer novas tecnologias e estabelecer linhas de pesquisa ainda não desenvolvidas e que tragam maior impacto na qualidade das publicações;
  • aumentar o número de projetos de inovação e em parceria com empresas: estimular a interação entre os docentes do Departamento e empresas para o desenvolvimento de projetos em parceria.

 

4. 3 Planejamento das atividades para o cumprimento das metas

O Departamento deverá organizar seminários dos docentes, reuniões para discussão de temas pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa e aumentar a divulgação da pesquisa realizada pelos diferentes grupos, de forma a potencializar possíveis e futuras colaborações.

Como forma de melhorar a visibilidade da pesquisa no Departamento e atrair recursos humanos, serão melhoradas as ferramentas de divulgação científica. Fundamental também será a continuidade da Reunião Anual de Pesquisa e o anuário do Departamento, com todos os indicadores de pesquisa avaliados nos últimos 5 anos. Serão incentivadas apresentações de workshops que visem à divulgação das pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Departamento para diferentes empresas, das áreas farmacêutica, veterinária e médica, visando melhorar a qualidade de vida e a produção de alimentos, e reduzira incidência de doenças e os danos ambientais, entre outros.

 

4. 4. Indicadores para a avaliação do cumprimento das metas

Serão consideradas as seguintes atividades de pesquisa para avaliação Quanto às publicações: 

  • Constância e regularidade, e fator de impacto dos periódicos;
  • Bolsistas de produtividade em pesquisa, embora esse item seja dependente da disponibilidade de verba do CNPq;
  • Internacionalização do grupo (alunos e pesquisadores).

Quanto à captação de recursos

  • Regularidade na obtenção de recursos;
  • Tipo e montante dos recursos, com especial atenção aos projetos de grande porte como Temáticos, CEPIDs, etc;
  • Captação de recursos com empresas e ONGs.

Quanto às atividades de Inovação

(i)        Realização de parcerias com empresas e outras organizações; (ii) Geração de patentes e processos.

 

5. CULTURA & EXTENSÃO

5.1. Panorama atual

O Departamento de Microbiologia ICB/USP tem participado ativamente em atividades de cultura e extensão. Tem-se destacado nestes últimos anos as atividades multidisciplinares como o Projeto Rondon e o Projeto Biocientista Mirim, com participação da comunidade USP, pois além de docentes participam funcionários, estudantes de graduação e de pós-graduação do ICB e de outras unidades da USP, impactando diretamente a comunidade externa à USP. Outros destaques são os projetos de educação continuada como o “Curso de Reparo de DNA” e o “Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular e Aplicada”. Outras atividades realizadas pelo Departamento são relatadas abaixo:

  • Participação em eventos de cultura e extensão do calendário oficial da USP, os quais contribuem para a aproximação da universidade com alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas pelos programas USP e as Profissões, Feira das Profissões, Virada Científica, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
  • Coordenação de projetos de extensão cujo foco principal é a promoção da educação continuada de professores de ensino fundamental e médio, agentes de saúde e outras comunidades (exemplos: Projeto Microtodos, Projeto Rondon e Projeto

Biocientista Mirim);

  • Colaboração com órgãos de proteção ambiental governamentais e organizações não governamentais (ONGs);
  • Oferecimento regular à comunidade de aulas, palestras, cursos de difusão, bem como sedia congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais;
  • Oferecimento de estágios acadêmicos nos níveis de graduação, treinamentos técnico-científicos de curta duração para alunos pós-graduação e estágios de préiniciação científica a alunos do ensino médio e fundamental;
  • Prestação de serviços como oferta de exames laboratoriais à comunidade e a empresas.
  • Promoção da inovação e do empreendedorismo;
  • Gestão em agências de fomento, órgãos públicos, sociedades científicas, culturais, técnicas, desportivas e profissionais;
  • Desenvolvimento de outras atividades de extensão tais como participação em bancas de qualificação, dissertações, teses e concursos públicos; emissão de pareceres de projetos e relatórios científicos submetidos às Agências de Fomento; revisão, prépublicação de artigos científicos; atividades de consultoria; produção e tradução de textos, material didático; produção de conteúdo para mídias eletrônicas; entrevistas a rádios e TVs, e publicação de artigos em revistas para grupos profissionais e para a comunidade, entre outras atividades de divulgação científica.

 

5.2. Objetivos e Metas para os próximos 5 anos:

  • dar continuidade às atividades de cultura e extensão já desenvolvidas;
  • estimular a criação de novos projetos de extensão de impacto social;
  • estimular a criação de novos projetos com perfil guarda-chuvas, ou seja, que agreguem vários docentes, funcionários e estudantes de graduação e pósgraduação;
  • estimular a expansão do uso de novas mídias eletrônicas para comunicação e divulgação das atividades do departamento.

 

5.3. Planejamento das atividades para o cumprimento das metas

O Departamento, por meio da Coordenadoria de Cultura e Extensão (CCExBMM), deverá divulgar e incentivar a participação dos docentes em atividades de cultura e extensão oferecidas oficialmente pela USP bem como as atividades com perfil multidisciplinar e que agreguem as diferentes esferas da comunidade USP (docentes, funcionários, estudantes de graduação e de pós-graduação), podendo ser cursos de difusão, projetos de educação e de divulgação científica, entre outros. O Departamento de Microbiologia também estará empenhado em colaborar na organização das atividades e na busca de recursos financeiros junto à Universidade, para poder viabilizar as atividades de cultura e extensão.

 

5.4. Indicadores para a avaliação do cumprimento das metas

Espera-se que todos os professores do Departamento de Microbiologia desenvolvam atividades de cultura e extensão regularmente, como aquelas oferecidas anualmente pela USP e outras atividades consideradas de cultura e extensão, sendo particularmente valorizadas as atividade de difusão e de impacto social (cursos de difusão, cursos de atualização, cursos de capacitação, atividades científico-cultural para estudantes da rede pública, divulgação científica e outras) (ver todas as atividades no site da pró-reitoria de cultura e extensão da USP – www.prceu.usp.br).

 

6. EXERCÍCIO DE FUNÇÕES DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA

6.1. Panorama atual: 

Todos os docentes são incentivados a realizar atividades de gestão junto ao Departamento, Instituto e Universidade, de acordo com as suas aptidões e conhecimentos. As atividades de gestão junto ao Depto. de Microbiologia consistem nas atividades de Chefia e vice-Chefia, Coordenação e participação nas comissões departamentais de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, e Cultura e Extensão. Foram também constituídas comissões de apoio ao Conselho do Departamento para decisões relativas à distribuição de espaço e funcionários. Outras atividades de gestão incluem a organização e representação do Departamento em comissões institucionais, como Comissões relacionadas à segurança (Biossegurança – CIBio, de Segurança Química,

Núcleo de Radioproteção, Comissão Interna de Prevenção de acidentes – CIPA), Comissão de Reciclagem, Comissão de Biotérios, Comissões de Ética em pesquisa em seres humanos e em animais, Comissão de boas práticas em pesquisa, Comissões relacionadas ao acolhimento e bem estar da comunidade do ICB (Comissão de Apoio à Comunidade e Comissão de Direitos Humanos) e outras. São consideradas ainda atividades de gestão, a representação das diferentes categorias docentes em órgãos colegiados, como Conselho do Departamento, Congregação e Conselho Universitário.

Os funcionários do corpo técnico, além de dar suporte técnico às pesquisas, têm funções consideradas de interesse para múltiplos usuários. Estas funções incluem o gerenciamento de salas e equipamentos multisuários, gerenciamento de armazenamento e de resíduos de produtos químicos, biossegurança de laboratórios (com cursos obrigatórios a todos os ingressantes), armazenamento de gelo seco, e transporte e distribuição de nitrogênio líquido. Além disso, todos os funcionários estão alocados no preparo de aulas práticas das diferentes disciplinas de graduação ministradas.

A distribuição de recursos humanos do corpo técnico para suporte das atividades de pesquisa dos docentes no Depto. de Microbiologia segue normas aprovadas pelo Conselho relativas à produção científica, formação de recursos humanos, captação de recursos para pesquisa e necessidades especiais relativas ao trabalho realizado por cada docente. No entanto, há uma grande defasagem entre as necessidades de suporte técnico e o número de funcionários alocados no Departamento, devido às aposentadorias recentes, afastamentos por doença e demissões voluntárias durante os últimos PIDVs ou adesão aos planos de redução de jornada da Universidade. Destacam-se, neste quadro, a ausência de funcionário para atuar junto a disciplinas ministradas durante o período noturno e aos sábados, e para colaborar com o funcionário que atua no biotério, devido às especificidades destas funções e horários, que demandam a contratação em editais específicos, e não puderam ser supridas pelo programa de mobilidade de funcionários ora em prática na USP. Além disso, a redução no quadro de funcionários tem demandado maior gasto em consertos de equipamentos, quebrados pelo seu uso sem supervisão adequada. O Departamento considera que a relação ideal entre docente: funcionário técnico seria de 1:1, visando a excelência em pesquisa, ensino e extensão das atividades docentes. No entanto, esta relação no Depto. de Microbiologia é hoje de 0,61(19 técnicos/ 31 docentes).

Entre os funcionários alocados no Depto de Microbiologia, 1 especialista em laboratório, 2 técnicos de nível médio, 1 técnico de nível básico, e 1 secretária encontram-se em condição de solicitar aposentadoria, e outro  funcionário poderá solicitá-la nos próximos 5 anos, o que significará um redução de 26% do quadro de funcionários. Estes dados indicam que as deficiências apontadas anteriormente deverão se agravar nos próximos anos se forem mantidas as políticas da universidade de não contratação de funcionários não docentes.

Entre os 31 docentes na ativa alocados no Depto. de Microbiologia, 9 encontram-se em condições de aposentadoria, e nos próximos 5 anos outros 3 atingirão estas condições, indicando uma possível redução de 39% do corpo docente nos próximos anos. Foi aprovada uma nova vaga docente para 2019, mas medidas adicionais para renovação do quadro de docentes e funcionários nos próximos anos devem ser tomadas, evitando o comprometimento da excelência em ensino, pesquisa e cultura e extensão conquistada.

Na distribuição do espaço no Depto. de Microbiologia, são considerados prioritários os espaços destinados ao ensino e às atividades multiusuários e espaços de convivência.  A concessão de espaço dedicado à pesquisa, com instalação dos laboratórios de cada docente, obedece a critérios de mérito aprovados pelo conselho. No entanto, o espaço do Depto. de Microbiologia tem se mostrado insuficiente para as atividades didáticas, realização de reuniões e para as atividades de pesquisa e escritórios. No momento, os pesquisadores JP, professores visitantes e professores seniores devem ser acolhidos nos laboratórios de docentes na ativa, e nos encontramos limitados em novos espaços, mesmo para a concessão de espaço de escritórios.

 

6.2. Objetivos e metas da Gestão

  • prover a infra-estrutura e os recursos humanos adequados para a realização, com excelência, das atividades inerentes à atividade universitária, ensino, pesquisa, cultura/extensão e gestão. Dentro desta infra-estrutura destaca-se o estabelecimento de medidas de segurança predial e para os laboratórios de ensino e pesquisa;
  • incentivar colaborações entre os membros do Depto., com colaboradores nacionais e internacionais, e com a indústria e serviços;
  • atrair jovens pesquisadores e professores visitantes que possam estabelecer novas linhas de pesquisa no Depto. e concorrer a cargos de docentes, bem como manter as linhas de pesquisa produtivas e atividades de ensino e cultura e extensão realizadas por professores seniores;
  • incentivar a maior e melhor convivência entre docentes, funcionários e alunos, propiciando um ambiente de trabalho agradável, de maneira a desenvolver todo potencial individual e coletivo, favorecendo colaborações;
  • – aumentar a interação com a sociedade e o setor produtivo.

 

6.3. Planejamento das atividades para o cumprimento das metas

Segurança

– desocupação dos corredores, permitindo o fluxo de pessoas em situações de emergência;

-estabelecimento de outras medidas de segurança: acesso controlado aos laboratórios e áreas de equipamentos multiusuários (instalação de portas com controle de acesso nos corredores e salas Multi-Usuários), estabelecimento de sala de produtos químicos seguindo as normas vigentes, melhoramento dos sistemas de segurança contra incêndios e do sistema de monitoramento por câmeras nos corredores e salas MU;

Espaço e recursos humanos

  • fusão dos biotérios do Depto. de Microbiologia e Parasitologia, otimizando recursos humanos e espaço, liberando o espaço do biotério da Microbiologia para outros usos. A fusão foi aprovada em 2018, e obtivemos recursos parciais da RTI FAPESP para o estabelecimento do biotério único;
  • criação/manutenção de salas de equipamentos multiusuários e armazenamento de botijões de Nitrogênio líquido, visando à liberação de espaços atualmente utilizados; – solicitar a contratação de funcionários para atuação junto às disciplinas ministradas no período noturno e aos sábados, para segurança predial à noite e para atuação no biotério;
  • melhorar a divulgação das atividades do Depto. de Microbiologia pela mídia digital e impressa, visando atrair estudantes e jovens pesquisadores do Brasil e do exterior e favorecer colaborações e a interação com a sociedade e o setor produtivo. Para isto, funcionários administrativos serão capacitados em atividades de divulgação, particularmente em mídias digitais;

Convivência e Bem estar

  • estabelecer espaços de co-working para uso compartilhado de áreas de escritório e de salas de reuniões, permitindo o melhor aproveitamento do espaço do Depto., favorecendo a captação de pesquisadores e facilitando a convivência e a colaboração entre os membros da comunidade do Depto. de Microbiologia;
  • melhorar a condição dos banheiros;
  • melhorar as condições da copa usada para refeições, tornando-a um espaço agradável para convivência.

 

6.4. Indicadores para a avaliação do cumprimento das metas

Para cumprir as metas, os indicadores serão priorizados

(i) atividades administrativas no âmbito do Depto., Instituto e Universidade;  (ii) atividades de representação em órgãos colegiados.

 

 

PERFIL DOCENTE DE CADA CATEGORIA 

NAS ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS

(elaboradas de acordo com os itens que constam no manual da

CÂMARA de ATIVIDADES DOCENTES, versão 1, janeiro de 2018).

A constante busca pela excelência em todas as atividades exercidas é o principal critério de avaliação da atividade do corpo docente no Depto. de Microbiologia, sempre com respeito à diversidade das aptidões e opções de cada membro. Embora indicadores quantitativos possam ser usados para a avaliação da atividade docente, consideramos que a análise deve ser centrada na qualidade das atividades realizadas.

 

I – Ensino em graduação;

Perfil Esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

Todo docente deve apresentar carga didática equivalente a pelo menos 80% da carga didática da média do Depto. em disciplinas obrigatórias de graduação e deve coordenar pelo menos uma disciplina obrigatória de graduação a cada 2 anos.

Os docentes com maior envolvimento em ensino de graduação devem exercer atividade destacada, ministrando disciplinas optativas de graduação e orientando estágios. Em todos os níveis espera-se do docente “relevante atuação nas atividades de graduação”, a ser avaliada por critérios quantitativos e qualitativos.

 

II – Ensino em pós-graduação;

Perfil Esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

Espera-se que todo docente seja credenciado em curso de PG, oriente alunos e ministre disciplina de PG sob sua responsabilidade pelo menos duas vezes a cada 5 anos, com particular destaque a disciplinas em inglês, com colaboradores externos à USP, de caráter multidisciplinar e que envolvam atividades práticas e métodos pedagógicos inovadores.

 

  • Doutor 1. Espera-se que os docentes neste estágio da carreira estejam credenciados em curso de Pós graduação como orientador específico ou pleno, sejam responsáveis por disciplina de Pós graduação da USP oferecida pelo menos 2 vezes no período de 5 anos, orientem ou co-orientem pelo menos um aluno de PG e publiquem pelo menos 1 trabalho original em periódico com autoria/co-autoria de discente no período de 5 anos.
  • Doutor 2. Espera-se que os docentes neste estágio da carreira estejam credenciados em curso de Pós- graduação da USP como orientador pleno, sejam responsáveis por disciplina de Pós graduação oferecida pelo menos 2 vezes no período de 5 anos, orientem ou co-orientem pelo menos dois alunos de PG e publiquem pelo menos 2 trabalhos originais em periódicos com autoria/co-autoria de discente no período de 5 anos.
  • Associado 1. Espera-se que os docentes neste estágio da carreira estejam credenciados em curso de Pós graduação da USP como orientador pleno, sejam responsáveis por disciplina de Pós graduação oferecida pelo menos 2 vezes no período de 5 anos, orientem pelo menos dois alunos de PG e publiquem pelo menos 3 trabalhos originais em periódicos com autoria/coautoria de discente no período de 5 anos.
  • Associado 2. Espera-se que os docentes neste estágio da carreira estejam credenciados em curso de Pós graduação da USP como orientador pleno, sejam responsáveis por disciplina de Pós graduação oferecida pelo menos 2 vezes no período de 5 anos, orientem pelo menos dois alunos de PG e publiquem pelo menos 4 trabalhos originais em periódicos com autoria/coautoria de discente no período de 5 anos.
  • Associado 3 e Titular. Espera-se que os docentes neste estágio da carreira estejam credenciados em curso de Pós graduação da USP como orientador pleno, sejam responsáveis por disciplina de Pós graduação oferecida pelo menos 2 vezes no período de 5 anos, orientem pelo menos três alunos de PG e publiquem pelo menos 5 trabalhos originais em periódico com autoria/coautoria de discente, no período de 5 anos

 

 

III – Pesquisa e produção científica;

 

Perfil esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

Espera-se que os docentes do departamento estejam envolvidos em diferentes atividades de pesquisa, publicando com regularidade e qualidade em revistas indexadas nas principais bases de dados, coordenando projeto de pesquisa com financiamento próprio e contribuindo na formação de recursos humanos.

  • Doutor 1: Espera-se que o Professor Doutor 1 estabeleça as condições básicas para o desenvolvimento de projetos de forma independente. Portanto, nesta etapa, espera-se que o docente tenha publicação de qualidade sendo algumas ainda em colaboração com o grupo no qual realizou a sua formação. Espera-se que o docente coordene projetos de pesquisa financiados por agências de fomento estadual, federal ou privada e esteja orientando alunos de Iniciação Científica. Espera-se nesta etapa que sejam publicados entre 3 e 5 artigos no período de 5 anos.
  • Doutor 2: Espera-se que o Professor Doutor 2 tenha um grupo de pesquisa já consolidado. A sua linha de pesquisa deve apresentar independência e já estar estruturada com financiamento consistente, de agências de fomento pública ou privada. Espera-se também que o docente nos últimos 5 anos tenha entre 4 e 8 artigos publicados em revistas indexadas, compatíveis com a sua Linha de Pesquisa. O docente deve apresentar colaboração com pesquisadores de outras instituições Brasileiras e Internacionais.
  • Associado 1: O Professor Associado 1 deverá, após ser aprovado no concurso de Livre-Docência, manter a produtividade em quantidade e qualidade no mínimo igual àquela apresentada como Professor Doutor 2.
  • Associado 2: Deve apresentar linha de pesquisa consolidada, supervisionando Pós-doutorandos e estabelecendo colaborações com grupos Internacionais. É desejável que o seu grupo de pesquisa apresente inserção internacional, publicando de forma consistente (entre 6 e 10 artigos a cada 5 anos), incluindo trabalhos em parceria com grupos internacionais, de acordo com a sua linha de pesquisa. Financiamentos de agências públicas e privadas de forma consistente também são considerados.
  • Associado 3: O Professor Associado 3 deve apresentar linha de pesquisa consolidada, supervisionando Pós-doutorandos e estabelecendo colaborações com grupos Internacionais. É necessário que o seu grupo de pesquisa apresente inserção internacional, publicando de forma consistente (em número e qualidade) em parceria com grupos internacionais, de acordo com a sua linha de pesquisa. Em média, a cada 5 anos espera-se que o Professor associado 3 publique entre 7 e 12 artigos. É desejável a participação deste docente em projetos de grande porte e/ou multidisciplinares com financiamento de agências públicas e privadas.
  • Titular: O Professor Titular deve apresentar publicações em quantidade e qualidade compatível com a sua linha de pesquisa. Tendo em vista a média histórica do departamento de Microbiologia, espera-se que o professor Titular publique entre 8 e 15 artigos no período de 5 anos. O Professor Titular deve coordenar um grupo de pesquisa consolidado com colaboração com grupos internacionais. Nesta etapa, o docente deve ser líder na sua área de atuação com destaque nacional. É desejável que o Professor Titular coordene grandes projetos (Temáticos, CEPIDs, INCTs, Pronex, Milênio, etc). Adicionalmente, sua atuação como editor de Revista na área de atuação será considerada.

 

IV – Orientação de trabalhos de Iniciação científica e Supervisão de Pós Doutorandos;

 

Perfil Esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

Todo docente deve orientar pelo menos um aluno de Iniciação Científica a cada 3 anos, com particular destaque para aqueles alunos que receberem bolsas de agências de fomento ou da própria USP, e para os orientadores de trabalhos de conclusão de curso. Para as categorias sucessivas, espera-se que supervisionem um número crescente de Pós-Doutorados e que as atividades de orientação científica gerem bom número de publicações em periódicos indexados.

 

V – Cultura e Extensão

 

Perfil Esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

Todos os professores devem desenvolver pelo menos uma atividade de cultura e extensão ao ano, como aquelas oferecidas anualmente pela USP e outras atividades consideradas cultura e extensão. Por categoria docente, sugere-se que quanto maior o cargo, maior seja o envolvimento em atividades de cultura e extensão.

  • Doutor: É esperada participação em atividades de cultura e extensão (Ex.: participação nos eventos oficiais promovidos anualmente pela USP e

outros.)

  • Associado: É esperado o mesmo do Professor doutor, mas com participação relevante na organização das atividades de cultura e extensão (Ex.: coordenadorias de projetos de extensão, de comissões e de atividades relacionadas à gestão, e outros).

(iii)Titular:    é    esperada     participação    significativa     e    relevante     (Ex.:

Coordenação/Gestão e Cargos de representatividade junto à Sociedade).

 

VI – Exercício de funções de gestão universitária.

Perfil Esperado (atribuições mínimas necessárias para cada nível da carreira)

  • Doutor: É esperada participação em atividades administrativas e/ou de representação no âmbito do departamento (Ex.: participação em comissões do Depto, responsabilidade por atividades/espaços multiusuários, e/ou representação da categoria em órgãos colegiados.)
  • Associado: É esperada participação em atividades administrativas e/ou de representação não somente no âmbito do Departamento, mas também do Instituto (Ex.: participação e coordenação em comissões do Instituto, responsabilidade por atividades multiusuários, e/ou representação da categoria em órgãos colegiados.)

(iii)Titular: É esperada participação significativa e relevante em atividades administrativas e/ou de representação não somente no âmbito do Departamento e do Instituto, mas também da Universidade (Ex.: Coordenação de comissões Institucionais/ Funções administrativas e Cargos de representatividade junto ao Instituto e à Universidade).