Graduação

As metas propostas são:

1. Dar continuidade à reunião de planejamento e discussão das atividades de Graduação com Docentes e Servidores;

2. Promover a realização de seminários específicos de Graduação no Departamento;

3. Dar prosseguimento a realização do Encontro de Graduação anualmente

4. Incentivar os docentes à criação de disciplinas à distância.

5. Incentivar os docentes o uso de ferramentas modernas informatizadas nas disciplinas, como blogs, twitter, entre outros.

Pós-Graduação

As metas propostas são:

1. Aprimorar o processo de internacionalização do programa, visando à implementação da dupla titularidade com instituições de destaque internacional;

2. Aumentar o número de publicações do corpo discente, em especial dos resultados das Dissertações e Teses defendidas em revistas internacionais de excelência;

3. Aprimorar o conteúdo das disciplinas às necessidades e tendências atuais do conhecimento científico;

4.Incentivar a integração com alunos de graduação estimulando programas de Iniciação científica, monitoria e PAE, entre outros;

5. Melhorar a infraestrutura física e didática das salas de aula do Programa;

6. Incentivar a participação dos alunos do programa em atividades de extensão como cursos de inverno/verão.

7. Incentivar a criação disciplinas à distância.

8. Manter o Conceito 6 da Capes visando, no futuro, atingir o Conceito 7.

Pesquisa

As metas propostas são:

1. Incentivar constantemente a superação dos índices de produtividade científica dos docentes acima de 2 publicações/docente/ano, acompanhada da melhoria na qualidade desses, baseado em critérios de qualidade tais como fator de impacto das revistas;

2. Incentivar o aumento na captação de recursos para pesquisa;

3. Incentivar o aumento do número de docentes com bolsa produtividade do CNPq: hoje mais de metade dos docentes já são bolsistas, e esperamos que esse número aumente nos próximos anos.

4. Incentivar a internacionalização das pesquisas pela colaboração entre docentes do Departamento e pesquisadores sediados em instituições científicas de destaque internacional;

5. Incentivar a pesquisa com impacto social e econômico, destacando que o Departamento de Microbiologia é aquele que tem maior potencial de inovação nesta unidade; esperamos que com o suporte institucional (Agência de Inovação USP, por exemplo) haja condições de mais pesquisas se inserirem nessa meta;

6. Incentivar a integração com grupos de pesquisa, seja dentro do Departamento ou com pesquisadores de outras universidades e institutos de pesquisa de excelência. Assim, projetos temáticos ou mais abrangentes serão valorizados.

7. Apesar do grande avanço no ICB com construção de um centro de Facilidades (CEFAP/USP), pretendemos fortalecer o uso multiusuário de equipamentos de grande porte dentro do Departamento e da Unidade. Isso poderá ser feito pelo incentivo ao treinamento para o uso desses equipamentos, seja em área centralizada, seja dentro dos laboratórios. Divulgação específica, ligada ao CEFAP-USP, permitirá o uso mais amplo dos equipamentos.

Cultura e Extensão

As metas propostas são:

1. Manter e aprimorar as atividades de cultura e extensão já praticadas regularmente no Departamento, em especial os cursos de difusão.

2. Centralizar o registro e a divulgação dessas atividades, buscando meios eficazes de aprimorar a comunicação das atividades de cultura e extensão.

3. Melhorar nosso sistema de avaliação e aumentar a exposição dessas atividades e seus resultados.

4. Estimular a criação de cursos direcionados à população e docentes da rede escolar pública e particular.

5. Estimular a expansão do uso de novas mídias eletrônicas para comunicação e divulgação das atividades do departamento

6. Reativar a Mostra de Microbiologia.