Kamila Oliveira Nunes

É sabido que nosso intestino é colonizado por centenas de especies de bactérias (muitas delas nunca isoladas em laboratório!), e, dentre essas, está a Escherichia coli. Esta bactéria coloniza o intestino de humanos poucas horas após o nascimento, permanecendo como comensal durante toda a vida. Porém é de conhecimento geral que estas mesmas bactérias podem causar doenças tanto no intestino (como as diarreias), quanto fora dele (como por exemplo a infecção urinária). Como e porque isso acontece?

escherichia-coli-fig5
Escherichia coli em agar 

 As bactérias possuem em seu genoma alguns genes que são conhecidos como fatores de virulência. Estes genes codificam proteínas que podem causar efeitos ruins ao homem. Muitas vezes estes genes estão nos plasmídeos, e com isso, as bactérias conseguem transmitir esses genes umas às outras. Sendo assim as bactérias que antes não causavam doença agora são capazes de causar. Além dos fatores de virulência, as bactérias são também capazes de transmitirem, umas as outras, genes de resistência a antibióticos, o que em muitas vezes dificulta o tratamento para as doenças causadas.

Mas como essas bactérias saem do intestino e chegam ao sistema urinário?

As infecções do trato urinário são muito frequentes e as bactérias chegam a bexiga subindo através da uretra.

A bactéria chega a uretra através das fezes (por isso a higiene correta é um dos métodos mais simples e eficazes para evitar este tipo de infecção!) e quando a bactéria chega aos rins ela é capaz de atingir a corrente sanguínea, e assim, causar sepse.

A infecção urinária se dá em vários sítios, ou lugares, do sistema urinário. Assim podemos ter:

Uretrite: Infecção da uretra

Pielonefrite: Infecção nos rins

Cistite: Infecção na bexiga (a mais comum das infecções).

A pessoa com infecção urinária apresenta alguns sintomas que indicam este tipo de infecção (ardência ao urinar, dor na parte inferior do abdome, febre)e esta doença acomete principalmente mulheres, crianças e pessoas com baixa imunidade, sendo de extrema importância o acompanhamento médico nesta enfermidade, já que o tratamento se baseia em uso de antibióticos.

É importante lembrar que a Escherichia coli, apesar de ser a principal causadora, é somente uma das dezenas de bactérias capazes de causar infecção do trato urinário, portanto, todo cuidado é necessário para vencer esta doença. Exames para identificar qual bactéria causadora da infecção e qual tipo de antibiótico é necessário para melhor tratamento é primordial.

 

Referências:

SMITH JL, FRATAMICO PM, GUNTHER NW. Extraintestinal pathogenic Escherichia coliFoodborne Pathog Dis.  4(2):134-63. 2007

KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004.